30 de janeiro de 2012

Hotel Infante de Sagres

O "Hotel Infante de Sagres", foi inaugurado a 21 de Junho de 1951, na Praça Filipa de Lencastre e era o primeiro hotel de luxo a ser construído na cidade do Porto. A sua construção iniciada em 1945, com projecto de 1943 do arquitecto Rogério de Azevedo e  que se destinava inicialmente a estalagem, foi da iniciativa do industrial e capitalista Delfim Alexandre Ferreira.

                                

                                                        

            

Na duas primeiras fotos pode-se avistar, no lado esquerdo, a “Garagem O Comércio do Porto”, também projecto do arquitecto Rogério de Azevedo, e concluída em 1932.

O "Hotel Infante de Sagres" foi inaugurado com grande pompa com um baile de gala no «Salão Luís XVI», onde actuaram duas orquestras. A decoração do hotel esteve a cargo de Artur Barbosa e os ornatos e decorações dos tectos e paredes pela firma Barganha & Irmão.

A data da sua inauguração, o “Hotel Infante de Sagres”, contava com 67 quartos, dos quais 37 com casa de banho privativa, sendo os restantes equipados apenas com bidé e lavatório. Na cave localizava-se a cozinha, a pastelaria, despensas, lavandaria, rouparia, vestiários do pessoal e casa de máquinas.

       

A sua decoração assentou no estilo Luís XV, exceptuando a grande suite de luxo do 1º andar em estilo Luís XVI e o Salão de Baile, sendo incluídas esculturas de Barata Feyo, telas de Abel Moura e de Artur da Fonseca, e vitrais de mestre Leone.

       

       

       

A gerência do "Hotel Infante de Sagres", ficou entregue Alexandre Soleiro sócio da sociedade arrendatária e proprietária “Ferreira & Filhos, Lda.”. Após a morte de Delfim Ferreira, seu filho Dr. Alexandre Ferreira deu-lhe continuidade.

        

                                             

                         

1951

fotos in: Repositório Aberto da U. Porto, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian   etiqueta in: IÉ-IÉ

Em Janeiro de 2008, o “Hotel Infante de Sagres”, foi comprado pelo grupo “Lágrimas - Hotels & Resorts”  do advogado José Miguel Júdice. Além de ter mudado ligeiramente a sua designação para “Hotel Infante Sagres” sofreu algumas obras de melhoramento ao nível dos quartos e também no seu aspecto interior, tendo sido mantidos todos os seus traços mais significativos. Presentemente o hotel, conta com 74 quartos e está incluido na cadeia de hotéis "Small Luxury Hotels of the World".

                                                    O “Hotel Infante Sagres” actualmente e seu novo logotipo

          

        
        fotos in: Hotel Infante Sagres

Sem comentários: