Restos de Colecção: Estações Telefónica e dos Correios do Estoril

Notícias do Blog

A publicação de novos artigos foi retomada, com a resolução do problema que afectava o editor "Open Live Writer" // Lembro que a página "Ano ou Data de Inaugurações e Eventos", disponível no menú "Dados Históricos", é actualizada regularmente com novas entradas // Para conhecer as novas funcionalidades e aceder a novas plataformas de informação neste blog, consulte a "Folha Informativa", disponível na barra lateral    //    Para melhor conhecimento destas alterações aconselha-se, igualmente, uma visita, ou revisita, ao "Guia do Blog", disponível tambem na mesma barra lateral

22 de novembro de 2011

Estações Telefónica e dos Correios do Estoril

A estação telefónica do Estoril inaugurada em 12 de Abril de 1934 e foi projectada pelo arquitecto Adelino Nunes (1903-1948), e propriedade da “The Anglo-Portuguese Telephone Cª., Ltd”. Como foi referido no post  O Telefone em Portugal ... (1)  esta empresa foi concessionária dos telefones até 1968, ano em que é criada a “Empresa Pública Telefones de Lisboa e Porto” (TLP). A empresa “Correios, Telégrafos e Telefones” (CTT) exploravam, à data, o serviço telefónico no resto do país.

Publicidade à «Estação do Estoril», em 1934

Estação Telefónica do Estoril

  

  
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

O mesmo arquitecto Adelino Nunes será o responsável pelo projecto da Estação dos CTT do Estoril, inaugurada em 1942. Aliás foi este arquitecto o responsável  pelos projectos de arquitectura inseridos na "Comissão para Elaboração do Plano Geral das Construções e Redes Telefónicas e Telegráficas", criada em 1934 com o propósito da modernização e ampliação das Comunicações Postais, Telefónicas e Telegráficas (CTT) a fim de levar definitivamente a todo o território a última inovação tecnológica que veio permitir a comunicação rápida à distância.

Estação dos Correios do Estoril, no dia da sua inauguração

   
 

Sem comentários: