Restos de Colecção: Hotel Sul-Americano

19 de setembro de 2011

Hotel Sul-Americano

Instalado na Praça da Batalha, na cidade do Porto, o "Hotel Sul-Americano" foi propriedade de Álvaro de Azevedo, ex-emigrante no Brasil no estado de Rio Grande do Sul, que ao regressar a Portugal adquiriu este hotel e que, após profunda remodelação tornou este hotel num dos melhores da cidade do Porto.

Hotel Sul-Americano na Praça da Batalha

Era preferido pelos viajantes da América do Sul essencialmente «brazileiros de torna viagem». Por essa razão toda a sua decoração foi pensada em agradar aos viajantes provenientes desses paragens. Exemplo foram os painéis de azulejos que decoravam o interior do hotel, representando o Alto do Corcovado, o Caes Pharroux com a sua Ilha das Cobras, a Ilha Fiscal e o Botafogo.

«Do lado esquerdo de quem entra, dando sobre a praça, está a sala de jantar, clara e alegre. As pequenas mezas sobre cujas toalhas de linho alvíssimo brilham os critaes e abundam as flores, alinham-se pela vasta sala iluminada a jorros de luz electrica».

«Os quartos serviram de modelo a muitos hoteis que se alinham na categoria de luxuosos (...).O mobiliário ao mesmo tempo simples e luxuoso, feito expressamente pela casa Correia d'Abreu, tambem no Porto, é de nogueira nos quartos de primeira classe,e de freixo americano, tudo em estilo inglez, nos de segunda. Luz electrica, agua, esgotos em todos eles, desde o de maior preço até o mais modesto (...)»

Fotos in: Hemeroteca Digital

«Em aceio, higiene e comodidade não é possível exigir mais. Eis porque o sr. Álvaro de Azevedo conseguiu firmar em bases sólidas o crédito do seu estabelecimento que, a despeito de ter sofrido ha bem pouco tempo uma remodelação completa na sua instalação, se prepara para novas obras de ampliação a que o seu proprietário se vê obrigado pelo movimento sempre crescente da sua casa.»

citações in: Ilustração Portuguesa

1913

 

1935

1941

No final de 1944, o “Hotel Sul-Americano”, deu lugar ao "Grande Hotel do Império", iniciativa do industrial Joaquim Ribeiro de Almeida, após grandes transformações exteriores e interiores. Lembro que em 13 de Outubro de 1944, já este industrial tinha inaugurado em Lisboa o “Hotel do Império”, que ainda hoje existe sob o nome de “Hotel Britania”.

O “Grande Hotel do Império”, é referido pelo grande actriz Milú no filme “O Leão da Estrela” de 1947, em mais uma mentira ao amigo Simão Barata:  «(…) não é possível, já temos quartos reservados no Hotel do Império …», ao  que Simão Barata responde: «Ah! É muito bom Hotel …»

Grande Hotel do Império” (ex-“Hotel Sul-Americano”)

foto in: Do Porto e Não Só      

Hoje em dia é o “Quality Inn" Praça da Batalha”, de três estrelas e com 113 quartos

Sem comentários: