22 de setembro de 2011

Auto Agência Bolhão

“Auto Agência Bolhão”, fundada no início do século, por Raul Teixeira e Amadeu Coelho Pereira. Ficava situada na Rua Fernandes Thomaz, na cidade do Porto e no mesmo edifício dos famosos “Grandes  Armazéns da Estamparia do Bolhão”.

   

Foi de Raul Teixeira, um dos primeiros automóveis importados para Portugal no tempo em que « (...) tomavam o seu carro, pelas aldeias, como um enviado do diabo e que por se fazer uma viagem de quarenta quilómetros era já meter uma lança em África!». O ruído que produzia assustava pessoas e animais.

De recordar que a sua mecânica e acessórios eram de difícil utilização. Para pôr o motor em marcha, era necessário manobrar várias alavancas e abrir uma série de válvulas e não existia ainda motor de arranque, pelo se recorria a uma manivela. A iluminação era feita através de lanternas ou faróis de carboneto. As rodas eram revestidas a borracha maciça, o que tornava as viagens muito desconfortáveis. Só mais tarde seria generalizado o pneumático.

     Recolha de automóveis

Este estabelecimento tinha secções de pintura, estofo,  construção de carrosseries, mecânica, etc. Nas oficinas de construção de carrosseries, eram fabricados desde o ‘torpedo’ à ‘limousine’ passando pela ‘laundaulette’  das mais baratas às mais luxuosas.

Oficina de estofador

Construção de carosseries

A “Auto Agência Bolhão”, tinha na direcção de pessoal um engenheiro francês de seu nome Paul Barnaud, vindo da “École d'Arts et Métiers Diderot”, de Paris no fabrico dos motores “Sultan”.

       Paul Barnaud , ao centro na foto

Este estabelecimento era também representante das marcas de automóveis “Daimler” inglesa, “Mitchell’” americana e “Protos” alemã. «A primeira destas marcas tem tido em Portugal um exito completo. Bastará dizer que o sr. Raul Teixeira tem vendido mais de cento e sessenta d'esses carros.»

“Daimler’” com carroserie fabricada  na “Auto Agência Bolhão”

Fotos in: Hemeroteca Digital, Do Porto e Não Só

Sem comentários: