26 de julho de 2011

Escola Prática Comercial Raul Dória

A “Escola Prática Comercial Raul Dória” , foi um estabelecimento de ensino particular fundado na cidade do Porto a 30 de Novembro de 1902, por Raul Montes da Silva Dória. Vocacionada para o ensino técnico comercial, esta Escola teve início na Monarquia, passou pela Primeira República e veio até ao ano lectivo de 1963/1964. Instalada durante dois anos na rua do Bonjardim, rapidamente sentiu necessidade de mudar de instalações, o que ocorreu em 1904 para a rua Fernandes Tomás, onde veio a permanecer três anos, altura em que se fixou definitivamente no denominado Palácio das Lousas, na rua Gonçalo Cristóvão, a 9 de Outubro de 1907.

                Na Rua do Bonjardim …          Rua Fernandes Tomás …               …   e na Rua Gonçalo Cristóvão      

       

                 Vista lateral da Escola, no Palácio das Lousas                                  Corpo Directivo da Escola

  

Considerada a primeira Escola de ensino comercial na Península Ibérica, baseou-se em métodos de instituições europeias colocando a tónica no ensino prático, para o qual possuía instalações e material didáctico onde os alunos praticavam o que aprendiam na teoria. A finalidade da Escola Prática Comercial Raul Dória era suprimir as necessidades que se faziam sentir nas casas de comércio, dando-lhes conhecimentos práticos e técnicos de imediata utilidade.

Interiores da Escola onde foram criados cenários de instituições financeiras, administrativas e outras

  

  

Entre o conjunto dos cursos leccionados destacavam-se: Preparatório, Elementar/Empregado de Comércio ou Escritório, Complementar, Caixeiro-viajante, Colonial, Secundário/Superior de Comércio, Economia Doméstica e Guarda-Livros, sendo que este último, foi o curso mais frequentado. A Escola recebia alunos externos e internos, ministrava cursos nocturnos e por correspondência. Vista como um estabelecimento modelo, era preferida a nível nacional pelos que desejavam seguir a carreira do comércio. Desde o ano lectivo de 1910/1911 até ao ano lectivo de 1963/1964, a Escola obteve 8450 inscrições/matrículas, verificando-se uma maior procura de formação nesta Escola, durante toda a década de 1910 até ao ano lectivo de 1923/1924. (...)

1910

                Publicidade em 1908                             Ficha de Matrícula                            Revista “Guarda-Livros”, 1908

     

A “Escola Prática Comercial Raul Dória” fechou as suas portas no final do ano lectivo de 1963/1964, ao fim de 62 anos de actividade. Com o encerramento da Escola, o Palacete das Lousas que albergou a Escola durante 57 anos, foi demolido para dar lugar ao actual edifício do Jornal de Notícias, nas imediações da Trindade

A nova “Escola Profissional Raul Dória” iniciou a sua actividade em 1 de Outubro de 1990, com os cursos de “Técnico de Contabilidade”, “Técnico de Informática de Gestão” e “Técnico de Serviços Comerciais/Comércio Externo”. A Escola funciona actualmente na Praça da República, no Porto, junto ao Instituto Francês, tendo inicialmente funcionado na Rua Santa Catarina, e posteriormente, na Rua Fernandes Tomás,  e tem cerca de 200 alunos distribuídos por cinco cursos conferindo o diploma de fim de estudos secundários equivalentes ao 12.º ano e qualificação profissional de nível III (UE).

Sobre a nova Escola, os próprios familiares ficaram surpreendidos com a sua criação, pois não foram consultados, como esclareceria o neto de Raul Dória, Raul Narciso da Silva Dória, que a propósito escreveu::

«Aqui fomos surpreendidos, nós e o nosso pai, ainda vivo, com a publicidade feita à abertura da nova Escola. Como já tinham decorridos mais de 50 anos do desaparecimento do Avô e portanto o seu nome tinha caído “em domínio público” nada podíamos fazer. Entretanto, por contactos feitos com a Directora da nova Escola, viemos a saber tratar-se duma homenagem ao velho Professor, o que muito honrou a sua memória.».

fotos in: Hemeroteca Digital

1 comentário:

Carlos Caria disse...

Olá ainda tenho um bonito alfinete de lapela, dos anos 60 antes do fecho deste excelente escola de comércio do Porto.