13 de maio de 2011

Corridas de Automóveis no Campo Grande

As provas automobilísticas que se realizaram no Campo Grande, em Lisboa, no dia 28 de Junho de 1931 foram promovidas pelo chefe do Distrito e técnicamente organizadas pelo “ACP - Automóvel Clube de Portugal”.

                                                                Notícia na revista “Ilustração”

                                   

Para a categoria de “Corrida”, inscreveram-se:
Eduardo Ferreirinha, (Ford); Rola Pereira (Ford); José Gonçalves (Bugatti); Vasco Sameiro (Alfa Romeo); Gaspar Sameiro (Ford).

Na categoria “Sport”, inscreveram-se:
Vasco Anjos (Lancia Lambda); Manuel Nunes dos Santos (Peugeot); José da Conceição Ferreira (De Sotto); A. Campos Júnior (Stoewer); João Antunes dos Santos (Mathis); António Nunes dos Santos (Mathis); V.H. de Oliveira, filho (De Sotto); Francisco da Rola Pereira (Roover); Gaspar Sameiro (Ford); Vasco Calisto (Austin Seven); Roberto Sameiro (Alfa Romeo); Barbosa Santos (Wolseley); David Levy (FN); Salvador Supardo Jesus (Rosengart).

O sorteio da numeração e a posição que cada um dos concorrentes tomou nas provas, foi feita por sorteio às 22 horas do dia 26 de Junho de 1931.

A prova, que se realizou ás 16 horas de 28 de Junho, com a presença do Presidente da República, Marechal Óscar Carmona.

                                         Partida com Vasco Anjos, em Lancia Lambda, na dianteira

                               

A categoria “Sport” foi ganha por Roberto Sameiro em “Alfa Romeo” 6C 1750, seguido de seu irmão Gaspar Sameiro em “Ford’” E a categoria “Corrida” foi ganha por Vasco Sameiro em “Alfa Romeo”, seguido de Gaspar Sameiro em “Ford”.

         Roberto Sameiro em ‘Alfa Romeo’ 6C 1750                              Gaspar Sameiro e o seu ‘Ford’

 

Para as provas de elegância, foi grande o entusiasmo tendo-se inscrito muitos concorrentes, distribuídos por 9 classes.

                           As actrizes de teatro Luísa Satanela e Corina Freire, no ‘Concurso de Elegância’

                                  

O carro na foto anterior em que participam as artistas, é um “Windsor” White Prince Roadster de 1929. A “Windsor” era uma subsidiária da “Moon” e fabricou carros em 1929 e 1930.

                 A par destas provas automobilísticas disputou-se o prémio Presidente Carmona para motocicletas

        

Fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Hemeroteca Digital

3 comentários:

Alhambra disse...

Estas corrida é pena não serem agora. haverá alguma deste tipo num futuro próximo? e onde?
Adoro estes carros

JP Ferreira disse...

O carro em que participam as artistas Corina Freire e Luisa Satanela é um Windsor White Prince Roadster de 1929. A Windsor era uma subsidiária da Moon e fabricou carros em 1929 e 1930.

José Leite disse...

Caro JP Ferreira

Muito grato pela informação adicional que vou publicar.

Os meus cumprimentos

J.Leite