Restos de Colecção: ANP nas Eleições de 1973

5 de maio de 2011

ANP nas Eleições de 1973

ANP era a sigla de “Acção Nacional Popular” , partido do antigo regime do Presidente do Conselho Prof. Dr. Marcello Caetano, que após ter concorrido às eleições de 1969, e ter ganho, concorreu de novo às eleições de 28 de Outubro de 1973. De seguida material de propaganda eleitoral para essas eleições.

                                                                        Cartazes, em 1973

                         

                                                       Folheto de propaganda da ANP em 1973

 

                               

                                 clicar para ampliar

panfletos in: Ephemera

Relembrando texto do post de 10 de Maio de 2010, com o título “O Ano Político de 1973” na etiqueta “Política” ….

« A Acção Nacional Popular elegeu a totalidade dos deputados, tendo a CDE, coligação entre o PCP e o PS, desistido por considerar que não existiam condições para a realização de eleições livres. Os trabalhos do novo Parlamento iniciaram-se em 15 de Novembro de 1973 e terminaram com a dissolução em 26 de abril de 1974.»

Uma passagem do Jornal Expresso de 9 de Outubro de 2008, a propósito do ciclo “Tempos de Transicção”:

«João Salgueiro foi o primeiro orador do colóquio 'O Regime e a Ala Liberal', realizado na quarta-feira e inserido no ciclo 'Tempos de Transição'. O secretário de Estado do Planeamento de Caetano recordou a derradeira conversa que teve com o último Presidente do Conselho do Estado Novo: "A última vez que estive com ele foi na quarta-feira de cinzas de 1974, já depois do golpe das Caldas da Rainha. Marcelo Caetano disse-me: 'Acabo de pedir a demissão [ao Presidente da República]. É a terceira vez que o faço e desta vez não volto atrás'. Mas depois voltou atrás. Foi pena".»

1 comentário: