14 de dezembro de 2010

Madame Campos

Madame Campos, de seu nome Inácia Camila de Oliveira Campos, formou-se em medicina e farmácia pela Universidade de Coimbra.

         

Passou algum tempo por Paris onde estudou cosmética, tendo sido diplomada em massagem médica, estética, pedicure, manicure e tintura dos cabelos pela Escola Francesa de Paris, d’Ortopedia e Massagem, como se pode ler no anúncio atrás.

Fixou-se em Lisboa onde fundou, em 1912, e desenvolveu a Academia de Beleza Madame Campos, Cientista com forte sentido empresarial e que foi pioneira em Portugal no desenvolvimento da cosmetologia moderna, abre a sua primeira academia de beleza na Avenida da Liberdade, 23 e mais tarde ocupando os 22-24.

                                                                        Na Av. da Liberdade

      

“Penteados - Estética, Boutique de Beauté”

                                                   Interior das instalações da Av. da Liberdade

Madame Campos, dedicou-se aos tratamentos de beleza e à produção de produtos com o seu nome.

          Posteriormente abriu outra Academia na Av. da República, ocupando o primeiro piso do nº 42.

                               Madame Campos 

                                                                   Interior das instalações

 

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Posteriormente estendeu a sua actividade para o Brasil, tendo em 1922 fundado um estabelecimento no Rio de Janeiro dirigido por seu filho Dr. Gustavo Campos. Madame Campos morre em 1932

                                 Publicidade de 1923, mostrando as instalações no Rio de Janeiro

                                

A “Academia Científica de Beleza Madame Campos” ainda hoje existe com instalações na Avenida Alexandre Herculano em Lisboa, e na Rua Bonjardim no Porto, apesar dos produtos Madame Campos já não se fabricarem  nem se comercializarem. A fabrica foi vendida e desativada. Os escritórios existem mas com outras funções.

9 comentários:

egoc2006@gmail.com disse...

Adorei ver estas fotos que se prendem com minha infância. Há algumas correções que se podem fazer. Tenho também fotos muito interessantes para juntar. Um dia mando.
EGC

José Leite disse...

Grato pelo comentário

Cumprimentos

José Leite

Afonso disse...

Boa tarde

Os produtos Madame Campos já não se fabricam nem se comercialisam. A fabrica foi vendida e desativada. Os escritorios existem mas com outras funções.
Afonso Oliveira

José Leite disse...

Caro Afonso

Grato pela sua informação

Os meus cumprimentos

J. Leite

Nuno Coelho disse...

Não convém esquecer que as indústrias de cosméticos pioneiras em Portugal foram, na realidade, a Claus & Schweder (actual Ach Brito) fundada no Porto em 1887 e a Saboaria e Perfumaria Confiança fundada em Braga em 1894.

José Leite disse...

Caro Nuno Coelho

Grato pela sua informação adicional

Os meus cumprimentos

José Leite

Carlos Justo Marques disse...

Madame Campos foi a mais reputada produtora de perfumaria de Lisboa, na Av. Liberdade e depois transferida para a R. Alexandre Herculano. Por coincidência curiosa, ficava ao lado da Martins & Costa, quando estava grande mercearia fina e enorme garrafeira perdeu todo o seu espólio da Rua do Carmo com o incêndio do Chiado e veio tentar sobreviver para as instalações da Alex. Herculano, nunca mais tendo o fulgor internacional doutros tempos. Eu ia à Madame Campos ou a pedido de minha mãe (se viva, teria hoje 102) ou sempre que ia oferecer perfumes a alguém, privilegiando o produto nacional. Dos anos 60 mantenho ainda como recordação um frasco intacto e, portanto, com selo original, de 500ml do BONJOUR, uma das suas marcas preferidas pelas senhoras de "meia idade" desses tempos. Comprei-o para oferecer a alguém que me desilidiu e o frasco rectangular foi ficando comigo, guardado na estante dos perfumes. Caprichos dum passado que não volta, restando algumas memórias de quem em boa hora as coloca assim em blog. Parabéns, pois reviver o passado é perspectivar o futuro...

José Leite disse...

Caro Carlos Marques

Grato pela sua informação adicional e pelas suas amáveis palavras.

Os meus cumprimentos

José Leite

Mary Jo disse...

Tirei 3 cursos na Madame Campos em Lisboa... alguem me pode dar os contactos ou os dos escritorios que tem outra função??? Para mim é muito importante. M Joao