12 de dezembro de 2010

4 Litografias de Lisboa

Praça dos Restauradores, litografia de Rob. Krammerer de 1899/1900. Pode-se observar o Monumento aos Restauradores e á esquerda o Palácio dos Marqueses de Castelo Melhor, conhecido por Palácio Foz.

                             

Passeio Público, litografia de Geoge Vivian, mandado construir por Marquês de Pombal em 1760, e que depois de demolido em 1879 daria lugar à Avenida da Liberdade. Esta litografia representa uma vista do jardim após as remodelações de 1834, executadas segundo projecto do arquitecto Malaquias Ferreira Leal.

                             

Avenida da Liberdade, litografia de Ribeiro Cristino do início do século XX, Nesta avenida inaugurada em 1886, podem-se observar o movimento de seges, traquitanas, coupés, caleches, tipóias, americanos

                              

A Feira Franca na Avenida da Liberdade, litografia de Ribeiro Cristino e Roque Gameiro de 1898, por ocasião das comemorações do “IV Centenário da Índia”. Esta feira foi implantada nos terrenos da futura Praça Marquês de Pombal. A norte pode-se avistar a Penitenciária de Lisboa ao cimo da Quinta da Torrinha (local do futuro Parque Eduardo VII).

                              

Litografias in: Museu da Cidade

Sem comentários: