Restos de Colecção: Construção da Carruagem Budd - “Flecha de Prata”

7 de julho de 2010

Construção da Carruagem Budd - “Flecha de Prata”

Em 1957 foram fabricados os primeiros comboios com carruagens “Budd - “Flecha de Prata” de fabrico nacional, em aço inoxidável, na Sorefame - Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas, Lda.”, para umas “UTE - Unidades Triplas Eléctricas”, destinadas à Linha de Sintra. Estas carruagens de 2ª Classe (da série 39-20 001 a 007),  foram feitas sob licença de "The Budd Company" de Filadélfia, E.U.A.

Sem legendas, desnecessárias, publico fotos das fases de montagem de uma carruagem, de 2ª classe, de passageiros para a “CP - Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses”.

       

       

       

         

                    

Foram também construídas em 1962  22 carruagens de 1ª Classe , tinham corredor de serviço, e 9 luxuosos compartimentos. Estas carruagens eram semelhantes ás modernas francesas, que faziam o serviço do “Sud-Express”.

                                            
                         Fotos acima in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Carruagem “Budd - "Flecha de Prata"  era fabricada para as opções: 1ª Classe, 2ª Classe, 2ª Classe + Furgão, 2ª Classe + Furgão 2, Restaurante

Carruagens Budd na viagem inaugural Lisboa-Porto em 1941 cuja tracção era efectuada por uma locomotiva a vapor “Pacific”.

                                 

Estas carruagens além de fazerem os Expressos de Lisboa - Porto, com locomotivas a vapor,  fizeram serviços de Suburbanos (Barreiro- Setúbal) e de Regional (R) no Alentejo.

2 comentários:

Anónimo disse...

As primeiras carruagens de aço canelado, utilizadas em 1940 pelo "Flecha de Prata" ou "Expresso de Prata", foram compradas em 1939. A partir de 1948 já não havia o serviço "Flecha de Prata", mas sim o "Foguete", que a partir de 1953 foi servido pelas novas automotoras a diesel Fiat. As carruagens Budd construídas pela Sorefame, que as imagens mostram, não eram, pois, para o "Flecha de Prata", serviço que aliás já não existia quando a Sorefame foi criada. Nos anos 1960, carruagens Budd de fabrico português vão ser utilizadas no "Foguete".
JB

sotavento disse...

As carruagens estavam a ser montadas nas oficinas do barreiro da CP em 1940-41
Em 1954 vieram umas carruagens da empresa francesa Caarel-Fauché (as tais 39-22 001 a 007)

Em 1963 e que a Sorefame começou a construir carruagens baseadas nessas francesas