22 de junho de 2010

O Correio em Portugal (1)

As origens dos “CTT - Correio, Telégrafos e Telefones”, remontam a 1520, ano que em que o Rei D. Manuel I fundou o primeiro serviço de correio público de Portugal criando o cargo de Correio-Mor. Os correios passam a poder ser utilizados tanto pela corôa como pelos particulares. Entre 1520 e 1797 coube ao Correio-Mor a responsabilidade da organização e funcionamento deste serviço de correio público.

                             
                                        Foto in: Fundação Portuguesa das Comunicações

Em 1606 Luís Gomes da Mata, um fidalgo importante, compra o ofício de Correio-Mor, que vai permanecer na família até 1797. A 18 de Janeiro de 1797  extingue esta situação com o objectivo de dar aos Correios um cariz de serviço público.

Em 17 de Setembro de 1798 foi criado o serviço de Mala-Posta,  serviço de transporte de correspondência, passageiros e mercadorias. O percurso de Lisboa até Coimbra demorava 40 horas !!!. À chegada das malas do correio era afixada, na estação dos correios, uma lista dos destinatários das cartas ou encomendas postais. Na foto abaixo a partida de uma diligência de Mala-Posta para o Porto em 1855.

  Diligância da Malaposta (1855 Partida de Lisboa-Porto)

A partir de um decreto de 1805, é aos correios que se deve o início da afixação de nomes nas ruas e de números nas portas das casas. No início deste século XIX, inicia-se a distribuição domiciliária de correio em Lisboa e arredores, pelos “Carteiros”.

                            
Foto in: Arquivo Fotográfico da CML

Foi com Ministro Fontes Pereira de Melo que foi efectuada uma verdadeira reforma no serviço dos correios transformando-o num verdadeiro serviço público.

  Em 1853 aparece o primeiro selo de correio com a efígie da Rainha D. Maria II, no valor de 5 Reis

                                                    

Com a recuperação da estrada Lisboa-Coimbra foi retomado o serviço de Mala-Posta interrompido 50 anos antes. No início do século XIX já era entregue o correio em todas as capitais de distrito de Portugal. Lisboa-Coimbra 1 dia e 23 horas, Lisboa-Porto 3 dias, Lisboa-Bragança 4 dias e 2 horas, Lisboa-Faro 2 dias e 3 horas , ……. etc.

Em 1821 foram regulamentados, e levados à prática, a implantação dos marcos de correio na via pública

                              

Em consequência dos progressos da Revolução Industrial a Mala-Posta é substituída gradualmente pelo comboio, após a inauguração da 1ª linha férrea em 1853 , pelo Combóio Correio.

 
3 Fotos anteriores in: Fundação Portuguesa das Comunicações

Em 1863, a denominada linha de leste, dá início à troca de correspondências com os países europeus, passando as malas postais a ser transportadas pelo Comboio Correio.
A partir de 1869, a triagem da correspondência passa a ser feita com os comboios em movimento e as correspondências a serem recolhidas das diversas estações postais, à medida que o combóio parava na respectiva estação ferroviária.

Em 1865 inaugurar-se a 1ª linha telegráfica entre Lisboa e Sintra, numa distância de 32  Kms e 4 estações, o que virá revolucionar as telecomunicações em Portugal.

               Estação dos CTT de Torres Vedras                            Interior da Estação dos Restauradores


Estas 2 Fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Em 1911 a instituição passa a ser dotada de autonomia administrativa e financeira, passando a denominar-se Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones, adoptando a sigla CTT que mantém até aos dias de hoje, apesar das posteriores alterações de denominação oficial.

                    É em 1952 que é criado o serviço de Ambulância-Postal rodoviário. Fotos de 1954

     

                                                E o transporte de correio por via marítima ….

                           
3 Fotos anteriores in: Fundação Portuguesa das Comunicações

… é substituído pelo avião cada vez com mais frequência

                                           1º selo aéreo emitido pelos Correios de 1936

                                           

                                                     Postal de Boas-Festas dos CTT

                              
                                        Foto in: Fundação Portuguesa das Comunicações

Em 1969 os CTT são transformados em empresa pública, com a denominação de CTT - Correios e Telecomunicações de Portugal, E. P.

3 comentários:

Carlos Henriques disse...

Bom Dia,

Imagens espectaculares, obrigado por colocá-las à disposição de todos nós,

Cumprimentos,
Carlos

Carlos Freitas disse...

Muito bom dia e melhor Domingo, estou encantado com estas imagens antigas e fiquei muito satisfeito por ver fotos relacionadas com os Correios,nomeadamente a estação de Torres Vedras de onde sou natural e que se mantêm no mesmo local e com a mesma fachada. Estou muito satisfeito porque sou funcionário no ativo, sendo que adorei encontar a sua página. Muitos Parabéns e continue a proporcionarnos estas belas recordações. Bem haja. Carlos Freitas

José Leite disse...

Caro Carlos Freitas

Muito bom Domingo tambem para si.

Muito grato pelas suas simpáticas palavras.

Cumprimentos

José Leite