17 de junho de 2010

O Comboio na Cidade do Porto

As ligações por terra entre Lisboa e Porto até 1860 eram muito difíceis e eram tambem asseguradas por barcos a vapor entre Lisboa e Porto, desde 9 de Julho de 1821. O 1º barco a fazer esta ligação Lisboa-Porto foi o vapor “Conde de Palmella” , após obter o “Passaporte Real”. Esta ligação marítima depressa se tornou num sucesso pelo que, mais vapores apareceram como o “Paquete Lusitano” (naufragou em Cabo Rendido perto de Torres Vedras com 189 passageiros e 19 tripulantes), “Restaurador Lusitano”, “Lusitânia”, “Lisboa”, “Porto”, “Falcão”,”Quinta do Vesúvio” e “Maria Pia”.

                                            Modelo do “Passaporte Real” para barco a vapor

                             
                                        Fotos in: Biblioteca Nacional Digital

Depois de inaugurado a 28 de Outubro de 1856 o 1º troço de linha férrea em Portugal: Lisboa (Santa Apolónia) - Carregado, pelo Rei D. Pedro V, em 1865 é fundada a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portuguezes com sede em Paris.

Acção da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portuguezes do ano 1860, após passarem a ser cotadas na Bolsa de Paris, Sede do Comité de Paris, Órgão da Administração da Companhia Real.

                             

Em 1864 o caminho de ferro chega a Vila Nova de Gaia

O dia 4 de Novembro de 1877 iria mudar o panorama das ligações de caminho de ferro entre o Norte e o Sul. Com a inauguração da Ponte D. Maria Pia (projecto de Gustave Eiffel) sobre o Rio Douro na cidade do Porto. O Norte e Sul iriam ficar ligados por comboio.

                             

Logo no dia 5 de Novembro do mesmo ano, foi aberta à exploração pública o troço entre Gaia e a Estação de Campanhã . Em 9 de dezembro de 1887 é aberta à exploração pública oo serviço directo de comboio do Porto a Salamanca por Barca de Alva.

                                                      Estação de Campanhã no Porto em 1896

                               

            Em 1896 a chegada do primeiro comboio à “velha” Estação de S. Bento no centro da cidade do Porto

                                

                           A nova Estação de S. Bento viria a ser inaugurada em 5 de Outubro de 1916

                                

                                Em 1940 é inaugurada o “Flecha de Prata” (Budd) entre Lisboa e Porto

                                

                               Em 9 de Março de 1953 a inauguração do “Foguete” entre Lisboa e Porto

                                 

Sem comentários: