10 de maio de 2010

O Ano Político de 1973

O ano de 1973 foi marcado por eleições em 28 de Outubro. Para tal a ANP Acção Nacional Popular, partido do governo do Primeiro-Ministro Prof. Dr. Marcelo Caetano, organizava o seu congresso preparativo da campanha eleitoral, como se retrata a seguir, e postando tambem o cartaz utilizado nessa campanha.  

                            

Lembro-me ainda novito que quando estas e outras reuniões políticas se davam o Prof. Dr. Marcelo Caetano proferia uma frase que rendia sempre fortes aplausos: "Eu não sou da direita nem da esquerda. Eu sou do caminho que convier ao povo".  

                                           

Nesse ano a oposição democrática reunida na CDE (Comissão Democrática Eleitoral) realizava o seu congresso em Aveiro entre 4 e 8 de Abril, retratado de seguida e postando também o cartaz utilizado nessa campanha  

                              

                               

         

         

         

A Acção Nacional Popular elegeu a totalidade dos deputados, tendo a CDE, coligação entre o PCP e o PS, desistido por considerar que não existiam condições para a realização de eleições livres. Os trabalhos do novo Parlamento iniciaram-se em 15 de Novembro de 1973 e terminaram com a dissolução em 26 de abril de 1974.

Nesse ano, no dia 19 de Abril, o Partido Socialista era fundado na Alemanha na cidade de Bad Munstereifel, em congresso da Acção Socialista Portuguesa que aprova a transformação desta ASP em partido.  

                              

Liderado por Mário Soares foram co-fundadores, entre outros, Sottomayor Cardia, Tito de Morais, Victor Cunha Rego, Salgado Zenha, Raul Rêgo, ....

Sem comentários: