Restos de Colecção: Sanatório Marítimo de Carcavelos

24 de fevereiro de 2010

Sanatório Marítimo de Carcavelos

No dia seguinte à inauguração do novo hospital de Cascais de seu nome Doutor José de Almeida, aqui recordo 2 antigas fotos do ainda existente Sanatório Marítimo de Carcavelos que, após a morte de seu fundador, mudou seu nome para Sanatório António José d'Almeida. Recentemente mudou de novo de nome para Hospital Ortopédico Doutor António José d'Almeida.

                                                       Antes da construção da Av. Marginal

                             

                                                    E depois de construída a Av. Marginal

                             

Nascido em Lafões na Beira-Alta,(1854-1921), especializou-se em Lisboa, em oftalmologia, contudo veio a estudar aprofundadamente o problema da tuberculose.

Com o apoio de Tomás Junqueiro conseguiu a cedência do terreno onde se situava o Forte do Junqueiro, na praia de Carcavelos.

Aí conseguiu que fosse construído o Sanatório Marítimo de Carcavelos, de que foi fundador e Director. Pelo seu clima este foi considerado o "melhor local sanatorial destinado ao tratamento da tuberculose óssea".
Um pouco mais à frente situa-se outro sanatório ortopédico o Hospital de Sant'Ana da Parede referido neste blogue na mesma etiqueta de "Sanatórios"

1 comentário:

Anfitrite disse...

Obrigada por me ter dado a informação que procurava, sobre o Sanatório e a construção da marginal, mandada construir por um conterrâneo meu. Por ter pressa para tanto fazer, tão cedo morreu e a falta que fez num país decrépito, que precisava de gente de génio e ousada. Com ele talvez já se tivesse construído um novo aeroporto...