Restos de Colecção: Bicicletas do Campo Grande em 1970

18 de janeiro de 2010

Bicicletas do Campo Grande em 1970

No Campo Grande mais junto à Alameda das Universidades, durante anos podíamos alugar, por 1/2 hora ou por 1 hora, bicicletas e motos para pequenos passeios.

                                  

A única vez na minha vida que conduzi uma motorizada foi aqui. Uma Honda 50 cm3, moto muito na moda isto em 1978, 50 escudos (25 cêntimos hoje) 1/2 hora. Consegui "portar-me" bem e não caí. Nunca mais conduzi nenhuma.

                                   

Quando aluguei esta motorizada um amigo meu alugou uma tambem. Estampou-se. E como tínhamos que deixar lá o BI como garantia até entregar a moto ou bicicleta, e ele não tinha dinheiro para pagar o conserto (um pisca partido) lá teve que vir embora sem BI. Pagou o conserto? Não....saiu mais barato pedir outro BI....

3 comentários:

Carolina disse...

Realmente hoje em dia tudo é muito diferente...
Se alguém te pedisse para deixares o BI fosse onde fosse, poderias chamar a polícia e a pessoa estaria em sarilhos.
O teu amigo foi esperto, mas hoje teria de pesar bem os custos... Renovar seja que documento for não sai nada barato!
Nos dias que correm também seria impensável alugar motorizadas ao público em geral... Para as conduzir é necessária uma licença (a carta de condução de ligeiros não serve)!
Os tempos que já lá vão nunca mais voltam...

Anónimo disse...

Pois é, era o melhor anuncio da IBA, e assim lá tive que comprar uma HONDA 50, que saudades, ainda tenho o barulho (agradável) do escape no ouvido.
Parabéns pelo Fabuloso Trabalho

João Mário disse...

Memórias atávicas.
Insinuações do pretérito.
Aquando da minha vida para Lisboa, consequência da nefasta intempérie de Novembro de 1967, onde a perda do nosso precário acervo foi subtraído pela mesma, fui residir para uma precária cave no Campo Grande/Entre Campos. Perto da Estátua da Independência.
No que concerne à cronologia do parqueamento das bicicletas e motos, o primeiro local, foi igualmente no Campo Grande, mas junto à rotunda da estátua.
Posteriormente, deslocaram-se para a Alameda das Universidades.
Como residia em frente, após o hiato escolar, o meu tempo era passado junto das bicicletas na companhia dos filhos do proprietário, o Sr. Júlio. e dos seus filhos. Em especial do Armindo. Andávamos atras da gorjeta. E por vezes o que encontrávamos era, altercações.
As bicicletas e motos eram, guardadas numa garagem na Av. 28 de Maio. Todos os dias de manhã, eram transportadas para o Campo Grande.
O local de circulação, compreendia uma pista de cerca de 200 metros.
Nessa mesma, área, existiram igualmente mais 2 proprietários de aluguer.
Vou pactuar com o meu Hipocampo, para me transportar numa passarola de memória.

Mário