Restos de Colecção: Antigos Cinemas de Lisboa (1)

24 de outubro de 2009

Antigos Cinemas de Lisboa (1)

O “Cinema Arco Íris” ficava ao lado da entrada principal do Coliseu dos Recreios de Lisboa e no mesmo edifício, na Rua das Portas de Santo Antão. Inaugurado nos anos 40 do século XX, viria mais tarde a ser convertido, depois do 25 de Abril, num estabelecimento de Peep-Show. Após pouco tempo de existência fechou e deu origem a um café e bar .

                                 

Na foto seguinte o famoso “Apolo 70”. Av. Júlio Dinis junto ao Campo Pequeno. Inaugurado em Maio de 1971, além de ter 41 lojas, snack bar inovador e bowling de 4 pistas teve no seu interior um cinema com o mesmo nome. Foi o segundo Centro Comercial do país e de Lisboa. O primeiro foi o “Tuti-Mundi”, na Av. de Roma, que hoje se chama Centro Roma também prestes a encerrar.

                                  

O Apolo 70, tinha um snack-bar muito bom na sua cave. Fui lá almoçar durante alguns anos todos os Sábados e Domingos na minha juventude. Este cinema encerrou nos anos 90 do século XX. A seguir ao “Apolo 70”, foi inaugurado o “Centro Comercial Imaviz”, na Avenida Fontes Pereira de Melo.

Já agora sabe que carro está na figura? ....Uma marca francesa já desaparecida há muitos anos...Simca 1000. O meu pai teve um destes nos anos 60 do século XX.

1 comentário:

Fernando Alvega disse...

Tenho pena que a menina dos meus olhos não tenha feito parte desta extraordinária lista e história dos cinemas em Lisboa.
Foi nos Alfas que eu fiz a maior parte da minha carreira como profissional de cinema e mais propriamente como projeccionista.
Vi o nascer e vi o morrer, num dia dia em que as lágrimas caíram-me abundantemente. Mas também vi muitos e muitos clientes assíduos a chorarem o seu fecho quando lhes foi dito que tal ia acontecer.